quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ARRUDA PERSEGUE DELEGADO MAURO CEZAR QUE DENUNCIOU MANOBRAS EM INVESTIGAÇÕES

 

 Mais uma do governador Arruda! No dia 04 de dezembro, o novo secretário de Governo do GDF, Flávio Giussani encaminhou ofício ao Diretor-Geral da Polícia Civil, Cléber Monteiro, devolvendo o servidor Mauro Cezar Lima, delegado de Polícia, que estava lotado na Secretaria de Governo do Distrito Federal. Ele foi notificado no dia 08 e ingressou no Conselho Especial do TJDF com mandado de segurança com pedido de liminar, uma vez que o delegado é presidente do Sindicato dos Delegados do Distrito Federal, e que acordo com a Lei 8.112/90 artigo 240, alínea b, não pode ser removido do local de trabalho pois tem INAMOVIBILIDADE enquanto estiver cumprindo mandato classista. No mesmo dia 11 de dezembro, o Conselho Especial acatou o pedido e deferiu a liminar, garantindo a permanência de Mauro Cezar na governadoria do DF. A atitude do governo de Arruda em prejudicar o delegado, se deu principalmente após as denúncias feitas por Mauro Cézar que alegou que o governo atrapalhou as investigações, ao afastar, em julho de 2009, três delegados responsáveis pela investigação dos contratos de tecnologia. As mesmas chegaram bem perto de Arruda e sua turma. Mauro Cézar teve de recorrer à Justiça, enquanto Arruda recorre à meios entre meias...
Na decisão do Desembargador Sérgio Bittencourt, ele afirma o seguinte: "Igualmente caracterizado o periculum in mora, porquanto, fragilizada a posição de seu líder, o próprio Sindicato poderia se fragmentar, justamente no momento em que reivindica melhorias para a categoria que representa. Isto posto, concedo a liminar para suspender os efeitos do ato coator, garantindo ao impetrante sua lotação na Secretaria de Governo do Distrito Federal, até o julgamento definitivo do presente mandamus".

Fonte: Blog do Donny Silva
http://www.blogdodonnysilva.blogspot.com/

Presidente do Sindepo fica no posto

Uma briga entre o Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo) e o GDF foi parar na Justiça. Depois de fazer denúncias de que remoções de delegados dentro da Polícia Civil foram feitas como forma de impedir investigações contra o governo, o presidente do sindicato, Mauro Cezar Lima, soube que seria tranferido de posto. Hoje ele ocupa cargo de delegado na Secretaria de Governo do Distrito Federal, sem função comissionada. Mas seria transferido para a Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT).

Considerando a transferência uma forma de retaliação pelas denúncias, o sindicato entrou com um mandado de segurança, com pedido de liminar, no Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. O argumento era de que Mauro Cezar conta com o direito de “inamovibilidade” por conta de sua condição de sindicalista. Pela lei 8.112, que rege os servidores públicos, dirigentes sindicais não podem ser transferidos de posto até um ano depois do término de seu mandato nas entidades de classe.
Na última sexta-feira (11), o desembargador Sérgio Bittencourt concedeu o pedido de liminar, assegurando a permanência do presidente do sindicato no cargo que ocupa hoje. Em nota, o sindicato afirmou que foi a “primeira vez na história que se fez necessária a impetração de mandado de segurança para garantir direitos sindicais”. Para a entidade, o precedente aberto pelo TJDFT deve “servir de exemplo às demais lideranças sindicais da capital, muitas vezes perseguidas pela defesa intransigente dos direitos dos sindicalizados”.
Fonte: Blog da Paola
http://www.blogdapaola.com.br/?year=2009#1

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mulher cai de escada no Shopping de Águas Claras

Publicação: 09/12/2009 13:27 Atualização: 09/12/2009 13:32
Uma mulher caiu da escada no Shopping de Águas Claras no final da manhã desta quarta-feira (9/12). De acordo com a Central de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros, ela não teve ferimentos.
Depois do acidente houve confusão dentro do shopping. Populares tentaram linchar o dono da loja em que a mulher estava por uma suspeita de que ele tentou estuprá-la. O homem foi levado para a 21ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Sul.
 
Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/12/09/cidades,i=159898/MULHER+CAI+DE+ESCADA+NO+SHOPPING+DE+AGUAS+CLARAS.shtml

Suspeito de executar menina de seis anos é conhecido como Gargamel

Publicação: 09/12/2009 11:41 Atualização: 09/12/2009 12:02
A polícia já sabe quem é o executor de Darla Dutra Rodrigues, de 6 anos, morta com um tiro na cabeça, na manhã desta terça-feira (8/12) em Samambaia Sul. O autor, que estava em prisão domiciliar, cumpria pena por outros três homicídios e duas tentativas de homicídio. Equipes da 32ª Delegacia de Polícia (Samambaia) estão nas ruas e esperam capturar o rapaz o mais breve possível.
Conhecido como Gargamel, Marcelo Barbosa Soares, de 19 anos, confundiu a criança com sua mãe. É no que acredita o delegado-chefe Onofre de Moraes. Segundo ele, a menina estava coberta com dois edredons, provável causa da confusão. “Supomos que foi algum tipo de vingança contra a mãe. O bandido desconfia que ela está envolvida em outro crime”. O delegado não confirmou a participação da mãe de Darla em nenhuma ocorrência.
Barbárie
De acordo com relatos da família, assim que a mãe da menina saiu da casa, o criminoso entrou e foi direto ao quarto da menina. Ele então colocou travesseiro na cabeça dela e deu um tiro, com uma espingarda calibre .12. Em seguida, o homem seguiu para o quarto da avó da criança e tentou atirar nela e no seu marido, mas a arma travou.
O namorado e o tio da menina então, conseguiram tirar a arma do criminoso e o levaram para fora da casa, onde bateram nele. Nenhum dos familiares reconheceu o homem, que conseguiu fugir. O caso que chocou os moradores da quadra 502, que descrevem a menina como "um amor, muito tranquila".
Com informações de Raphael Veleda
Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/12/09/cidades,i=159871/SUSPEITO+DE+EXECUTAR+MENINA+DE+SEIS+ANOS+E+CONHECIDO+COMO+GARGAMEL.shtml

Sem notícias sobre presos

A manifestação no Eixo Monumental contra o governador Arruda organizada para ser pacífica serviu para causar ainda mais confusão. Os mais de 2 mil manifestantes ocuparam o Eixo Monumental por alguns minutos, mas, em seguida, entraram em um acordo com o comandante da Polícia Militar. Eles sairiam pacificamente da pista e seguiriam até a Rodoviária pelo canteiro central. Mas, segundo os líderes do movimento, os policiais não respeitaram o combinado.

A polícia partiu para cima com a cavalaria e até jogou bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Os manifestantes contam que dois ficaram feridos e outros dois foram presos. Um deles é José Ricardo, que foi candidato à presidência da executiva regional do PT. Familiares dele estão preocupados porque até agora não descobriram onde ele está. Também não há notícias sobre o outro preso e os feridos. A Polícia Civil nega que alguém foi detido. A Militar não informa nada. Cerca de 100 manifestantes ainda estão perto do Tribunal de Justiça esperando ônibus que foram fretados para levá-los à Rodoviária ou à UnB em segurança.
fonte:http://www.blogdapaola.com.br/?year=2009#1

sábado, 5 de dezembro de 2009

Câncer de pele: médica alerta sobre falso entendimento do uso do filtro solar

Durante a 11ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele – realizada hoje (5) pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – a coordenadora de câncer de pele da Secretaria de Saúde do Ditrito Federal, Roula Kozak, alertou para o que chama de “falso entendimento” em relação ao uso do filtro solar.

“Não adianta usar o protetor e exagerar no sol. É como fazer muita ginástica e depois comer bolo de chocolate”, explicou. Segundo ela, a população deve evitar tanto a exposição prolongada ao sol quanto a exposição recorrente, feita diversas vezes, já que a ação do sol tem efeito cumulativo.
O objetivo da campanha, de acordo com a dermatologista, é orientar e prevenir a população, além de fazer a detecção precoce do câncer de pele. O paciente que procurar um dos postos espalhados em 23 estados brasileiros passa por um atendimento dermatológico completo e sai com prescrição de medicamentos ou mesmo com um pedido de cirurgia para remoção de lesões duvidosas.
É o caso da auxiliar administrativa Andréia Marçal que, apesar de ter pele muito branca, sempre insistiu em pegar um bronzeado. Aos 38 anos e com uma lesão próxima ao nariz que não cicatrizava, ela recebeu o diagnóstico de carcinoma – o tipo mais comum de câncer de pele e com mais chances de cura.
A cirurgia de Andréia foi marcada pela própria equipe da campanha para a próxima segunda-feira (7). Mas mesmo após a remoção da lesão, é preciso ficar de olho porque a chance de reincidência ou de novas lesões é maior para quem já teve a doença. Depois do diagnóstico, a paciente passou a usar filtro solar diariamente – inclusive em dias de chuva.
“A gente, às vezes, não dá importância e isso passa despercebido no corre-corre do dia a dia. A coisa é bem mais séria. Eu não queria ficar morena, mas queria um bronzeado e judiei demais da minha pele. Se soubesse, não teria sido assim”, contou.
Em Brasília, o atendimento dermatológico gratuito é feito no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e no Hospital Universitário de Brasília (HUB) das 8h às 16h. Para mais informações, basta ligar no número 0800 701 3187.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam o câncer de pele como o de maior incidência no Brasil desde 2005. Quem quiser saber mais sobre a doença e sobre o autoexame deve acessar o site http://www.inca.gov.br/.
Fonte:http://www.jornaldebrasilia.com.br/portal/noticia.php?IdNoticia=128001

Integrantes de grupo que aterrorizou comunidade são presos

Leilane Menezes

Publicação: 05/12/2009 15:43
Quatro integrantes de um quadrilha de assaltantes, três deles adolescentes, foram presos ontem à noite (04/12). Eles são suspeitos de cometer dois roubos, além de fazer parte de um grupo que aterrorizou moradores do Residencial Oeste, em São Sebastião. O quarteto fez uma família refém na área rural da cidade na noite da sexta-feira última.
Roubaram vários objetos e fugiram no carro das vítimas. Os bandidos foram encontrados pouco tempo depois, em uma casa da região. O grupo estava com os objetos roubados e armas. As vítimas reconheceram todos eles. A PM confirmou também a participação do bando em outro crime. Na quarta-feira passada (02/12), os quatro roubaram um carro na Asa Sul e levaram o dono como refém. O homem teve de sacar dinheiro e depois o abandonaram no Paranoá.
Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/12/05/cidades,i=159153/INTEGRANTES+DE+GRUPO+QUE+ATERRORIZOU+COMUNIDADE+SAO+PRESOS.shtml

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Polícia Civil do DF entra em greve

Publicação: 04/12/2009 11:22 Atualização: 04/12/2009 11:28

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) iniciou greve na manhã desta sexta-feira (4/12). De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol), somente flagrantes de crimes e ocorrências graves serão registrados enquanto os agentes permanecerem em paralisação. A principal reivindicação é o encaminhamento do pedido de reestruturação da carreira dos policiais civis ao Poder Executivo federal.
Entre os pedidos, está a mudança no prazo de ascensão da carreira. Atualmente, a ascensão funcional ocorre quando o agente tem dez anos de serviço na corporação. Atingido esse tempo, se não houver punições administrativas, os policiais da base da carreira passam à classe especial.
Os agentes propõem uma ascensão anual, com distribuição de gratificações e reajustes salariais de acordo com o tempo de serviço. A classe especial, segundo a proposta, seria atingida apenas aos 13 anos de carreira. “O prazo é um pouco maior, mas, em contrapartida, haveria uma distribuição mais justa”, diz Luciano Marinho, diretor de Comunicação do Sinpol.
Segundo Marinho, o pedido de reestruturação da carreira já poderia ter sido enviado no primeiro semestre deste ano. “Estamos tentando isso já há algum tempo. A única solução foi mesmo a paralisação”, diz. A greve deve continuar pelo menos até a próxima semana.
Os policiais também pedem reajuste salarial. “Quando se fala em reestruturação, não se pode deixar de falar em valorização”, argumenta Marinho. O salário inicial dos policiais civis é de R$ 7.514,37.
Cartilha
Na página virtual do Sinpol há uma cartilha a ser seguida pelos agentes que aderiram à greve. Segundo o comunicado, serão registradas ocorrências e flagrantes de crimes graves e não haverá suspensão no recolhimento de cadáveres em casas e vias públicas. As perícias também devem ser feitas somente nesses casos.
A delegacia virtual, onde podem ser registradas ocorrências como acidentes de trânsito, não funcionará. Está suspensa a emissão de carteiras de identidade, tanto nas delegacias quanto nos postos de atendimento do Na Hora.
Ainda de acordo com a cartilha, serão encaminhados somente inquéritos em que o réu esteja preso e não haverá continuidade nas investigações já iniciadas. A parte administrativa da polícia também não funcionará.

Casal e empregada são feitos reféns após invasão de casa no Lago Sul

Publicação: 04/12/2009 12:12 Atualização: 04/12/2009 12:21 Dois homens foram presos e um menor detido, na manhã desta sexta-feira (4/12), após invadirem uma casa no Lago Sul e fazerem ocupantes reféns. O crime ocorreu por volta das 10h, no conjunto 5 da QI 17 do bairro. Policiais militares flagraram os acusados com as vítimas, e, após negociação, eles se entregaram.
De acordo com o tenente da PM Cristiano Dias, Leandro Esteves de Paulo, de 20 anos, Welison Araújo de Lima, 18, e o menor, A.C.S.S., de 16 anos, estavam armados com uma faca, cada um. Eles tocaram a campainha da residência e foram atendidos pela empregada. Além dela, estavam na casa o proprietário e sua esposa. Todos foram rendidos.
Como não encontraram dinheiro, os rapazes saíram com as vítimas no carro da família, um Santana branco. O dono da residência conduziu o veículo. Na saída da rua, o homem teria piscado os faróis e os vizinhos, notando as pessoas estranhas dentro do carro, ligaram para a polícia.
Seis viaturas da PM fecharam as principais saídas do Lago Sul. A abordagem ocorreu na altura da QI 23. Ao verem os policiais, de acordo com o tenente Dias, Leandro, Welison e o menor saíram do carro, ameaçando as vítimas com facas no pescoço. Após conversa, os três decidiram se render.
Todos foram encaminhados à 11ª Delegacia de Polícia (Lago Sul). Por volta das 12h, as vítimas prestavam depoimento. Os acusado serão ouvidos ainda nesta sexta.
Fonte: Correio Braziliense
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/12/04/cidades,i=158928/CASAL+E+EMPREGADA+SAO+FEITOS+REFENS+APOS+INVASAO+DE+CASA+NO+LAGO+SUL.shtml