sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DICAS PARA SUA SAÚDE - SINUSITE


Sinusite e rinite alérgica têm algo em comum? Remédios caseiros podem dar conta da sinusite? E a acupuntura, tem alguma eficácia no tratamento da doença? A seguir, você confere as respostas dessas e de outras dúvidas que rondam a sinusite. Entre as informações, você descobre por que gripes e resfriados mal tratados te deixam mais vulnerável à doença e como sua voz pode ser afetada por ela.

1- Pessoas que sofrem de alergias são mais suscetíveis à sinusite? Por quê?
Sim. Pessoas com rinite alérgica apresentam mais chances de ter algum tipo de infecção nas vias aéreas superiores, entre elas a sinusite. Isso acontece porque, geralmente, o alérgico nasal tem um edema crônico da mucosa nasal, que pode reduzir o diâmetro dos óstios de drenagem dos seios da face. Além disso, o alérgico acumula mais secreção nasal, predispondo infecção bacteriana secundária. É por todos estes motivos que o controle rígido da rinite alérgica é fundamental.

2- Gripes e resfriados mal tratados deixam a pessoa mais vulnerável à sinusite?
Sim. A história natural de um dos tipos de sinusite nada mais é que uma continuação de um episódio de infecção viral das vias aéreas superiores. Ou seja, após sete a dez dias de uma gripe ou um resfriado, o caso evolui com uma infecção bacteriana secundária. Portanto, o tratamento inicial e adequado da gripe ou resfriado é importante para evitar a progressão de tais casos para a sinusite.

3- Os remédios caseiros são eficazes na luta contra a sinusite? Quais deles?
Uma boa hidratação pode ser citada como um ótimo remédio caseiro. A recomendação diária é de dois litros. Pessoas com distúrbios cardíacos ou renais, no entanto, apresentam restrição hídrica e devem seguir conselhos médicos específicos. Soluções nasais fisiológicas e hipertônicas também podem ser manipuladas em casa. Porém, somente a solução fisiológica pode ser usada diariamente, sem restrições. A solução hipertônica deve ser usada apenas em determinadas situações, seguindo orientações médicas. Confira as receitas:

Solução fisiológica
- 300 ml de água fervida ou filtrada
- 1 colher de chá rasa de sal grosso ou marinho
- 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio

Solução hipertônica
- 300 ml de água fervida ou filtrada
- 2 colheres de chá rasas de sal grosso ou marinho
- 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio

4- Existem mitos que rondam a doença? Quais?
O principal mito que cerca a sinusite é a confusão entre ela e a rinite alérgica, já que alguns sintomas são semelhantes. Muita gente acredita ter um quadro crônico de sinusite quando, na realidade, é um caso de rinopatia alérgica que precisa de controle clínico. Mais um mito recorrente diz respeito à cura da sinusite. Os quadros de sinusite são curáveis, seja por meio do tratamento clínico ou cirúrgico. Porém, o paciente deve seguir as orientações do especialista para controlar os fatores que possam desencadear novos episódios da doença.

5- Os sintomas da sinusite podem ser confundidos com outras doenças? Quais?
Sim. Doenças como refluxo gastro-esofágico, disfunção de atm, enxaqueca, neurites e neuralgias faciais apresentam sintomas semelhantes à sinusite. Nestes casos, o diagnóstico diferencial deve entrar em cena.

6- A acupuntura pode entrar em cena como tratamento para sinusite? Como é a atuação do método neste caso?
A acupuntura visa, principalmente, o alívio da dor e desbloqueio dos óstios de drenagem dos seios da face. Ela atua na liberação de substâncias que agem sobre neurotransmissores e neuromediadores, restabelecendo o bom andamento das funções que estavam alteradas. Também aumenta a produção de corticóides e analgésicos naturais que possuem ação antiinflamatória e diminuem a dor. O método pode ser uma boa medida coadjuvante no tratamento da sinusite.

7- A voz pode ser afetada pela sinusite? Por quê?
As cavidades nasal e oral funcionam como uma caixa de ressonância. A obstrução nasal e o acúmulo de secreção nasal, portanto, alteram a ressonância vocal. Outro fato é a descarga posterior de secreção nasal provoca tosse, sintoma extremamente prejudicial para a saúde vocal.

Fonte: Paulo Dórea, otorrinolaringologista cirurgião do Itaigara Memorial Hospital Dia e otorrinolaringologista do Núcleo de Otorrinolaringologia da Bahia

0 comentários: