segunda-feira, 31 de agosto de 2009

DICAS DE SAÚDE - CAIMBRA



E uma contração involuntaria e dolorosa dos músculos, mas até hoje o mecanismo que a provoca não foi bem compreendido pelos cientistas. Conhece-se algumas causas a que estão relacionadas às cãibras, como falta de alongamento dos músculos antes dos exercícios, fadiga muscular, suprimento de sangue insuficiente e a deficiência de minerais, normalmente o cálcio, o sódio e o potássio. Outros pesquisadores acreditam que a deficiência eletrolitica provocada pela carência conjunta de magnésio, cálcio e potássio também pode ser um dos fatores provocadores da cãibra. Esforço f'isíco feito em demasia, além do limite do atleta, também pode provocar essa dor. O frio e as mudanças brusca de temperatura também contribuem.
Pedalar sem fazer antes um bom aquecimento ou tendo feito um alongamento inadequadro também é prejudicial. aconselha-se que o atleta em dia de competição inicie o seu alongamento logo ao acordar, Em competições como provas de ciclismo alguns atletas costumam ter cãibras, mas continuam a prova mesmo com dor, para não perderem tempo. Normalmente esticam bem a perna no próprio pedal, para tentar aliviar a dor, mas isso é um erro na opinião dos médicos. Ao sentir os sintomas da cãibra, por mais importante que seja a prova, pense em sua saúde antes do título, pois continuar, além de ser bastante doloroso, sá faz agravar a situação, podendo trazer problemas irrecuperáveis. As regiões mais atingidas por cãibra costumam ser as panturilas, sendo comuns em ciclistas, nadadores, jogadores de futebol, corredores e em outros esportistas que trabalhem muito as pernas. No caso de ter cãibra, o procedimento mais indicado para obter algum alívio imediato é esticar bem as pernas e puxar para dentro a ponta dos pés.


O QUE FAVORECE A CÃIBRA

-Mudança brusca de temperatura
-Dormir mal
-Excesso de exercícios
-Não hidratar-se corretamente
-Falta de preparo físico
-Alimentação com deficiência em sais minerais

COMO EVITAR

-Manter alimentaçào equilibrada
-Hidratar-se antes, durante e depois da prática esportiva
-Aquecer-se antes dos treinos ou competição
-Não treinar além do seu limite.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

LINKS E ENDEREÇOS QUE PODEM AJUDAR - GRUPOS DE APOIO

Grupo de Alcoólicos Anônimos (AABR) : http://www.aabr-online.com.br/

Assédio moral no trabalho: http://www.assediomoral.org/spip.php?article249

Grupo de Apoio e Prevenção à Aids - (GAPA):
SCLN 404 Bloco B Loja 50 Asa Norte
Tel: (061) 320 1000

Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) : http://www.andi.org.br
SDS - Ed. Boulevard Center, Bloco A, Sala 101
Tel: (61) 322-6508

Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA):
905 Sul, Igreja Santa Cruz. Reuniões: 3ª - das 19h30 às 21h30 e domingo das 17h às 19h.

Taguatinga - Pç do Bicalho, Igreja São José. Reuniões: 6ª - das 20h às 22h e domingo das 10h às 12h

Instituito Fenix - Tratamento para Dependência Química :

Núcleo Rural Lago Oeste, Rua 18, Chácara 109 (Recanto Divino), Sobradinho
Tel: (61) 8432-0007 e 9223- 3731

CAMPANHA DO AGASALHO


Estamos coordenando essa arrecadação para ajudar famílias carentes a enfrentar o inverno com mais segurança, dignidade e calor humano. Contamos com a ajuda de todos vocês amigos (as).

Local de arrecadação: CLSW 105, Bl. A Ed. Espaço 105, Sala 132/133 - Setor Sudoeste

Fones: 32340575/ 32339473


Faça sua parte!
Nós estamos fazendo a nossa.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SAIBA SOBRE A MACONHA

A maconha é uma combinação de flores e folhas da planta conhecida como Cannabis sativa, e pode ser verde, marrom ou cinza. Antes dos anos sessenta, a maconha não era conhecida nos Estados Unidos, mas hoje em dia é a droga ilegal de maior consumo neste país.
O termo Cannabis descreve a maconha e outras drogas derivadas da mesma planta. As formas mais potentes inclusive a sem semente, o haxixe e o óleo de haxixe. Em todos suas formas, o Cannabis é uma droga que altera a função mental (psicoativa) porque contém THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) que é um elemento químico ativo na planta da maconha. O THC é o elemento que mais afeta a função mental.
Hoje as modalidades da maconha disponíveis aos jovens são mais potentes do que as que existiam na década de 1960. A potência da droga é medida de acordo com a quantidade média de THC encontrada nas amostras de maconha confiscadas pelas agências policiais.



QUAIS SÃO OS TERMOS POPULARES PARA REFERIR-SE À MACONHA?


Existem muitos termos para referir-se à maconha. Estes termos mudam muito rapidamente, variam dependendo de país (Na América Latina ou na Espanha) ou inclusive da região do país onde estamos. Nos Estados Unidos, varia por regiões e inclusive nos diversos setores da mesma cidade. Nos Estados Unidos, existem mais de 200 termos para descrever os diversos tipos de maconha. Em nosso país também existe uma enorme variedade de apelidos regionais para a maconha (erva, fumo, marijuana, etc.)


COMO SE USA A MACONHA?


A maioria das pessoas que a consome, enrolam em forma de cigarro (chamado também como baseado, fino, beck, etc.). Também podem fumar em um cachimbo. Existe um cachimbo que filtra a fumaça com água que é conhecido em inglês como "bong". Algumas pessoas misturam a maconha com a comida e também é usada em forma de chá.


QUANTAS PESSOAS USAM MACONHA?


QUAL É A MÉDIA DE IDADE EM QUE AS CRIANÇAS COMEÇAM A FUMAR?


Muitas pesquisas científicas têm sido realizadas sobre a maconha:
Em Nosso País:
Houve crescimento de seu uso entre estudantes de primeiro e segundo grau de escolas públicas e privadas. Este aumento ocorreu tanto no uso na vida, uso frequente (mais de 5 dias em que o uso ocorreu no período de um mês) e mesmo do uso pesado (mais de 20 ocasiões mensais de consumo). 8 % dos estudantes relatam que já fizeram uso de maconha. A maconha é a segunda droga mais utilizada entre estudantes (exceto álcool e tabaco).
Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, provaram a maconha pela primeira vez com 13,5 anos. Pesquisadores descobriram que o uso da maconha alcança seu nível mais alto na última parte da adolescência e nos primeiros anos depois de cumprir 20 anos. O uso diminui depois desta idade.


COMO POSSO SABER SE MEU FILHO ESTÁ USANDO A MACONHA?


Existem certos sintomas que podem ser percebidos. Aqueles que estão drogados com maconha podem:
Parecer estar meio tonto e com alguma dificuldade para caminhar; parecer estar rindo exageradamente ou sem nenhuma razão ; Olhos vermelhos e irritados; e Dificuldade para lembrar como as coisas aconteceram.
Fato: a pesquisa mostra que quase 40% dos adolescentes provam maconha antes de terminar a escola secundária.
Quando desaparecem os primeiros efeitos, depois de algumas horas, a pessoa pode sentir muito sono.Ainda que seja difícil distinguir nos adolescentes, os pais têm atentos para mudanças no comportamento deles. Devem tentar perceber se seu filho se afasta de todos, se está deprimido, se tem fadiga, se não cuida de sua aparência pessoal, se é hostil, ou se suas relações com familiares e amigos se deterioraram. Também pode haver mudanças no desempenho acadêmico, ausência escolar, menor interesse pelo esporte e por outras atividades favoritas, ou modificação nos hábitos alimentícios ou no sono. Tudo isto pode indicar o uso de drogas, ainda que não em todos os casos. Os pais também devem estar pendentes de:
Coisas que possam indicar o uso de drogas, como cachimbos, ou papéis para enrolar cigarros; o cheiro da roupa; o uso de incenso e desodorante de ambiente; o uso de colírios para os olhos; que haja roupa, posters, jóias, etc., que promovam o uso das drogas.


O QUE ACONTECE DEPOIS QUE A PESSOA FUMA MACONHA?


Quase imediatamente depois de inalar a maconha, a pessoa pode sentir, intoxicação, boca seca, batidas aceleradas do coração, dificuldades na coordenação do movimento e do equilíbrio, e reações ou reflexos lentos. Os vasos sangüíneos dos olhos se expandem, por isso ficam avermelhados. Em algumas pessoas, a maconha aumenta a pressão sangüínea e pode até duplicar o ritmo cardíaco. Este efeito pode acentuar-se quando se mistura outras drogas com a maconha; algo sobre o qual nem sempre o fumante pode ter certeza do que é. Depois de 2 ou 3 horas, a pessoa pode sentir muito sono.


O QUE ACONTECE SE A MÃE FUMA MACONHA DURANTE A GRAVIDEZ?


Os médicos recomendam que as mulheres grávidas não usem nenhum tipo de drogas porque o seu consumo pode afetar o desenvolvimento do feto ainda no útero. Alguns estudos científicos indicam que os bebês de mães que fumam maconha nascem pesando e medindo menos, e com menores dimensões de cabeças que os bebês de mães que não usam drogas. Os bebês menores têm maior tendência para sofrer problemas de saúde. Outros estudos descobriram que os efeitos da maconha nos bebês são similares aos que se encontram com síndrome fetal de álcool. Também há evidências que as crianças de mães que fumam maconha têm problemas de sistema nervoso.


FALE COM SEU FILHO SOBRE A MACONHA


Como podemos observar nesta publicação, a maconha evidentemente é uma droga perigosa para a saúde e bem-estar das crianças, adolescentes em um ponto crítico de suas vidas: quando estão crescendo, aprendendo, amadurecendo, e construindo o que será de sua vida adulta. As crianças necessitam de seus pais para que os ajudem a resolver problemas e tomar decisões, incluindo a decisão de não usar drogas. Como modelo, sua própria decisão de não fumar maconha ou usar outras drogas ilícitas reforça esta mensagem para seus filhos. Existem muitos recursos, inclusive em sua própria comunidade, para dar assistência e obter informação de como falar com seus filhos sobre as drogas. Para encontrá-los pode ir à biblioteca pública, à escola de seu filho, ou uma organização de serviço para a comunidade.

A SENAD - Secretaria Nacional Antidrogas vem produzindo uma série de publicações e materiais educativos em conjunto com diversos parceiros. A SENAD possui uma linha direta (0800614321) pela qual estes materiais em português podem ser solicitados. A solicitação pode também ser realizada por carta para:
Subsecretaria de Prevenção e TratamentoSENAD - Secretaria Nacional Antidrogas
Palácio do Planalto - Anexo II - sala 235 - CEP - 70150-900 - Brasília DF.





Esse é um assunto muito interessante, não deixe de saber mais sobre a maconha, acesse: http://apad.clickvida.org.br/oqueospaisdevemsaber.htm#oque. Um abraço, MAURO CEZAR.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

DICAS DE SAÚDE


Mãos devem ser lavadas com sabão e demoradamente


Imagine a cena: você desce a escada rolante do shopping, apoiado no corrimão, e se dirige à praça de alimentação. Lá, escolhe o que quer comer, pega o prato e senta. Antes, porém, alguém infectado com o vírus Influenza A (H1N1), conhecido por gripe suína, espirrou e colocou a mão no corrimão da escada ou se apoiou na bancada do restaurante. É um passo para você ser contagiado. Pois bem, então que tal lembrar do conselho de seus avós e pais dizendo para lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro, chegar da rua ou brincar?

É isso mesmo. Parece uma coisa banal, mas essa atitude pode evitar muito a transmissão da gripe suína, que a cada dia faz mais vítimas. A fórmula é simples. Muita água e sabão. E depois, álcool em gel, caso esteja disponível. E repetir a operação muitas vezes por dia e a cada hora que espirrar, tossir, usar o banheiro e antes de se alimentar. As mãos têm de ser lavadas e bem esfregadas demoradamente.Lembre-se de que uma das formas de se transmitir a gripe suína, assim como a gripe comum e outras doenças contagiosas, como rubéola e catapora, é quando a pessoa tem contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de alguém infectado. E, em seguida, leva as mãos à boca, nariz e olhos, segundo o Ministério da Saúde. Só água não adianta. De acordo com o professor de infectologia da Faculdade de Medicina do ABC, Munir Akar Ayub, só água não resolve o problema. "Use sabonete comum e faça espuma, porque é ela que tira as bactérias. Lave bem toda a mão e entre os dedos". O álcool 70% e a versão em gel também podem ser usados, mas o médico alerta que não substituem completamente a combinação água e sabão. Ou seja, o ideal nestes tempos de gripe suína é combinar os dois processos.Para secar as mãos, o ideal é usar toalhas descartáveis. "O problema da toalha comum é que, se alguém não lavar as mãos direito e as enxugar nela, pode transmitir doenças para o próximo que utilizá-las".


Especial para Terra

Patricia Zwipp


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

LEI SECA

É chamada de LEI SECA a lei federal 11.705/2008, que modificou o Código de Trânsito (Lei 9.503/1997) naquelas disposições que tratavam do condutor dirigir alcoolizado:
infração administrativa (artigo 165) que diz que dirigir com qualquer concentração de álcool no organismo, ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência,é infração GRAVÍSSIMA, acarretando multa de R$957,00, retenção do veículo, CNH recolhida, 7 pontos no prontuário e se condenado, ficará proibido de dirigir por um ano.


CRIME EMBRIAGUEZ AO VOLANTE – artigo 306 – A LEI SECA melhorou a redação antiga especificando a quantidade de álcool a ser punida e considerada como crime, e não apenas infração administrativa:
O condutor que é pego com concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool, por litro de sangue, ou 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, ou qualquer substância psicoativa que determine a dependência.


PENA – detenção de 6 meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.
Conseqüências:
1. O condutor é levado para delegacia de polícia, PRESO EM FLAGRANTE.
2. Só caracteriza o crime se o condutor se submeter ao TESTE DO BAFôMETRO ou EXAME DE SANGUE no IML. Se ele se recusa, não configura o crime mas apenas a infração adm. Do artigo 165 do Código de Trânsito.
3. A autoridade policial pode arbitrar FIANÇA, e pode variar entre 600 a 2 mil reais, e o condutor é solto.
4. O condutor responde a processo criminal em liberdade e pode pegar de 6 meses a 3 anos de detenção.
5. O condutor responde ainda pela infração administrativa e pode ser penalizado pelo DETRAN.


PERGUNTAS:
1. O QUE CHAMAM DE LEI SECA?
É a lei federal 11.705/2008 que modificou o Código de Trânsito (Lei 9.503/1997), nos artigos que tratam da condução de veículo sob efeito do álcool ou outra substância psicoativa que cause dependência, especialmente os artigos 165 (infração administrativa) e 306 (crime de embriaguez ao volante).

2. O que diferencia a infração administrativa do crime?
A infração administrativa (artigo 165) diz que dirigir com qualquer concentração de álcool no organismo, ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência,é infração GRAVÍSSIMA, acarretando multa de R$957,00, retenção do veículo, CNH recolhida, 7 pontos no prontuário e se condenado, ficará proibido de dirigir por um ano.

No crime do artigo 306 O condutor que é pego com concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool, por litro de sangue, ou 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, ou qualquer substância psicoativa que determine a dependência.
PENA – detenção de 6 meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.

3. Na hipótese de crime de embriaguez ao volante o que acontece com o condutor do veículo?
O condutor será preso em flagrante, quando constatado por teste do bafômetro ou exame de sangue (pelo IML) que a concentração de álcool atingiu ou superou os limites legais. Ele será conduzido para a Delegacia Policial, lavrado auto de prisão, e o Delegado de Polícia pode arbitrar FIANÇA, e se paga o condutor será colocado em liberdade provisória. Isto é, responderá ao processo-crime em liberdade, aguardando a sentença criminal a ser proferida pelo Juiz competente.

4. O senhor concorda com essas modificações introduzidas pela LEI SECA?
Sim. Muitas vezes é preciso PENALIZAR para mudar atitudes, como a de dirigir alcoolizado, que tem matado muitas pessoas, destruído famílias, aleijado muita gente. (...) a EDUCAÇÃO também é importante, é preciso manter a fiscalização e repressão aos maus condutores, mas também é preciso educar a população.

5. A liberdade de quem bebe não estaria sendo indevidamente atingida por essa legislação?
Acredito que não. O direito a liberdade NÃO PODE SER ABSOLUTO. A vida, também é um direito fundamental, e não pode ser destruído pela inconseqüência de poucos que não querem ser minimamente civilizados.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SAIBA MAIS SOBRE A COCAÍNA
















A cocaína, benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico é uma droga alcalóide, derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência. Seu uso continuado, pode levar a dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos. A produção da droga é realizada através de extração, utilizando como solventes álcalis, ácido sulfúrico, querosene e outros.

A cocaína é extraída das folhas do arbusto da coca (Erythroxylon coca). A Erythroxylum coca possui gineceu constituído de três carpelos, cálice de cinco sépalas e corola de cinco pétalas. Suas folhas são alternadas, elípticas e pecioladas.

A cocaína tem o aspecto de um pó branco e cristalino (é um sal, hidrocloreto de cocaína). O crack é a cocaína alcalina, não salina - e é obtido da mistura da pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. O crack é conhecido nos Estados Unidos da América como a cocaína dos pobres e mendigos.

A via intravenosa é mais perigosa devido às infecções. Ela produz maior prazer e efeitos mais pronunciados, também provocando alucinações. A via inalatória é de início mais insidioso, pode levar à necrose (morte por degeneração da células epiteliais ou outros tipos de degeneração de tecido) da mucosa e septo nasais. O crack é uma forma básica livre, que é fumada. Os seus efeitos são similares aos da via intravenosa. O consumo da cocaína vem diminuindo desde 1990. Desde essa data o seu crescimento tem sido substituído pelo da heroína. O consumo de cocaína e heroína ("speedballs" ou "moonrocks"), uma prática extremamente perigosa, tem aumentando recentemente.

EFEITOS

Há efeitos imediatos, que ocorrem sempre após uma dose moderada; efeitos com grande dose; efeitos tóxicos agudos que têm uma probabilidade significativa de ocorrer após cada dose; efeitos no consumidor crônico, a longo prazo.
A cocaína pode causar malformações e atrofia do cérebro e malformações dos membros na criança se usada durante a gravidez. Ela pode ser detectada nos cabelos durante muito tempo após consumo, e o seu uso pela mãe é comprovado desta forma em bebês.



EFEITOS IMEDIATOS
Os seus efeitos imediatos duram 30-40 minutos. Entre os efeitos descritos da droga no sistema nervoso central estão: Euforia, sensação de poder, ausência de medo e ansiedade, agressividade, excitação física, mental e sexual, anorexia (perda do apetite), insônias, delírios, cardiovasculares,
aumento da força e freqüência cardíacas, palpitações (sensação do coração a bater rápido contra o peito), hipertensão arterial, vasoconstrição, além de urgência de urinação, tremores, midríase: dilatação da pupila, hiperglicemia, saliva grossa.

EFEITOS EM ALTA DOSE
Convulsões e depressão neuronal ocorrem com doses mais altas. No entanto, a dose exata que vai causar um tipo de efeito mas não outro em um indivíduo, é indeterminável. Também podem ocorrer alucinações, paranóia (geralmente reversível), taquicardia, convulsões, depressão do centro neuronal respiratório, depressão vasomotora, e até mesmo coma e morte. As overdoses de cocaína são rapidamente fatais. Caracterizam-se por arritmias cardíacas, convulsões epilépticas generalizadas e depressão respiratória com asfixia. Se a morte não ocorrer em até 3 horas após o início dos sintomas, o doente deverá se recuperar, demorando algum tempo para que isso ocorra.


Confira mais sobre a cocaína no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca%C3%ADna

DICA DE SÁUDE


Gorduras insaturadas fazem bem para saúde

Muito se escuta falar sobre o mal que o consumo de alimentos ricos em gordura saturada faz ao nosso organismo: pode desencadear doenças do coração, derrames, aumento do colesterol, obesidade e vários outros males. Mas você sabia que existem as “gorduras do bem”? São as insaturadas, conhecidas assim porque auxiliam na manutenção da saúde.

Para começar, é importante explicar que gorduras insaturadas são ômega 3, encontrado em peixes como sardinha e salmão, ômega 6, presente em óleos vegetais e nozes e gorduras mono e poli-insaturadas, encontradas no abacate, azeite de oliva e amendoim. “Essas gorduras ajudam na redução do LDL-colesterol, também conhecido como colesterol de baixa densidade, responsável por provocar danos cardiovasculares. Além disso, auxiliam no controle dos triglicerídeos e colesterol total.

Também são importantes transportadores de nutrientes para dentro das células e indispensáveis na formação dos hormônios sexuais”, explica a nutricionista Fernanda Machado Soares.Agora que já sabemos que a gordura insaturada faz bem para nossa saúde, com que freqüência devemos consumi-la? Na verdade, depende muito do alimento. Como esse tipo de gordura é encontrado em frutos do mar, sementes, oleaginosas e castanhas, óleos e frutas, a especialista dá a dica: no caso do consumo de peixes, como anchova, carpa, salmão, sardinha, o ideal é que sejam consumidas duas vezes por semana. Já sementes e castanhas, como nozes, amêndoas, linhaça, devem ser consumidos duas vezes por semana; frutas, como o abacate, devem ser consumidas uma vez por semana e os óleos (de soja, canola, azeite de oliva) devem ser consumidos em porções reduzidas diariamente.

Atenção! Os óleos vegetais devem sempre ser consumidos crus, e nunca aquecidos, para que não haja modificação na estrutura química da molécula, tornando um coadjuvante na formação de radicais livres. Os óleos mais saudáveis e recomendados são: azeite extra-virgem de oliva, óleo de semente de linhaça e óleo de soja, porque contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso, imunitário e cardíaco. “Além disso, são boas fontes de vitamina E, que auxiliam no retardo do envelhecimento das células e dos tecidos do organismo”, completa Fernanda.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PRÓXIMAS PALESTRAS

Dia: 14/08/09

Horário: às 14h00

Colégio SOMA

=======================

Dia: 19/08/09

Horário: às 9h00

Unidade de Atendimento Socio Educativa (QSD AE 26 - Taguatinga Sul)

=======================

Dia: 20/08/09

Horário: às 9h00

Taguatur

======================

Dia: 22/08/09

Horário: 15h30

Grupo de Escoteiros Caio Martins (QRS AE 826 - SMU)

======================

Dia: 24/08/09

Horário: 10h30

CEF 02 - Frente EPIA - Cruzeiro

======================

Dia: 27/08/09

Horário: 8h30

Av. Liberdade AE B - Águas Lindas St. 3 - Taguatur

=====================

Dia: 29/08/09

Horário: 8h30

QRS AE 826 - SMU

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DAS PALESTRAS SOBRE DROGAS











































segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Justiça em Movimento

A proposta do programa RÁDIO JUSTIÇA é levar aos nossos ouvintes assuntos cotidianos, tratados e debatidos por especialistas, que mais do que dicas práticas, irão trazer à tona discussões qualificadas e com relevância social.

Horários
Segunda a sexta às 11:10. Reprise às 20h

Apresentação
Walter Lima e Marcelo Ferreira


Inquérito e processo são instrumentos que possuem propósitos diferentes, ou seja, são termos distintos que representam algumas das diversas etapas no âmbito jurídico. Preliminarmente, entende-se que no inquérito, há a investigação policial do fato, e o processo é o instrumento através do qual o Poder Judiciário julga alguém. Confira nesta edição uma discussão sobre o tema com o presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil, Mauro Cezar Lima e o procurador da Bahia e professor de Direito Penal da Universidade da Bahia, Fernando Santana.

Confira no audio:

Site:

ESPORTE É SAÚDE.


A Corrida do Policial Civil, foi realizada no dia 02.08, no Parque da Cidade - Estacionamento Ana Lídia. Um encontro muito bonito com vários atletas, aulas de spinnig, diversão para criançada, sorteios e o mais importante: MUITA SAÚDE.




































































domingo, 9 de agosto de 2009

RECEITA ANTI-GRIPE


A pedido de um amigo GG pesquisas no tempo do nosso saudoso e querido Corsini, do qual fui amigo (nos anos 70) e discípulo no começo dos anos 80 em Imunologia e Genética (Unicamp), vou repassar a todos a maneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A (erroneamente chamada de gripe suína).

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.

As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores. Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).

· Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

· Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.

· Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

· Coloque bastante cebola na sua alimentação.

· Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.

· Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

· Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

· Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico. O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

· Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados. Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação. Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de você.Abraços, 5 de maio de 2009 (uma pequena contribuição para você enfrentar essa e qualquer gripe que porventura apareça no seu caminho).


Se achar útil por favor repasse aos seus amigos...

Prof. Dr. Odair Alfredo GomesLaboratório Morfofuncional Faculdade de Medicina - Unaerp

sábado, 8 de agosto de 2009

Meus parabéns a todos os PAIS.

DICAS DE SAÚDE

Confira dicas para começar um treino de corrida
Na correria do cotidiano acaba ficando difícil separar um tempinho para cuidar da saúde. Aquelas longas caminhadas, abolidas da agenda diária há muito tempo, consomem um tempo impraticável na vida de quem tem uma jornada de trabalho grande pela frente.
As tradicionais corridas matinais ou de fim de tarde, conhecidas também como cooper, podem ser uma solução saudável para quem quer se exercitar, mas não tem muito tempo disponível. "É importante que um médico seja procurado antes do começo do treino, para que seja feita uma avaliação física", explica o médico desportivo Samir Daher.
Ele lembra ainda que pessoas com algumas alterações fisiológicas, como diabetes e pressão alta, podem correr riscos de saúde na prática do esporte sem uma orientação médica adequada.Certos cuidados devem ser tomados, principalmente por quem nunca praticou algum tipo de esporte. Confira a seguir algumas dicas e sugestões de especialistas.
Os benefícios da atividade física
- Lembra do estresse e da ansiedade? Pois bem, a prática da corrida ajuda (assim como toda atividade física) a liberação de endorfina (hormônio que propicia a sensação de bem estar) pelo organismo. De bem com a vida, até o desempenho sexual recebe um upgrade.
- Aquelas gordurinhas podem deixar de ser um problema. Com a corrida, a pessoa passa a emagrecer devagar e de maneira saudável.
- Além de aumentar o condicionamento físico, a prática da corrida ainda ajuda a diminuir o índice de colesterol "ruim" no sangue o que evita o entupimento dos vasos sanguíneo.
- O cooper ajuda no envelhecimento saudável da pessoa. Corre-se menos risco de ter doenças típicas do envelhecimento, como as coronarianas, a hipertensão, diabetes, osteoporose e artrose.
Preparando-se para a corrida
- Roupas leves e claras, que não retenham suor, são as mais indicadas para o esporte.
- Use tênis leves, com sistema adequado de amortecimento e que sejam flexíveis. Cada pé exige um tipo específico de tênis.
- Recomenda-se a ingestão de alimentos leves, sem gorduras, de uma hora e meia a duas antes da atividade física. Terminado o exercício, é necessário que se reponha os nutrientes perdidos, também com uma alimentação leve.
- Procure correr em pisos mais confortáveis, como terra e grama. Asfaltos e esteiras aumentam os riscos de possíveis lesões.
- Alongue-se antes e depois do exercício físico.
Sugestão de treino para iniciantes
Todos os especialistas são unânimes em aconselhar a qualquer pessoa que intente a começar um treino de corrida a pegar leve. Cada um tem seu ritmo próprio e sair correndo meia hora sem parar só ajuda o corpo a ganhar uma série de lesões. Veja a seguir algumas dicas de treinos para iniciantes. Mas lembre-se, é fundamental a avaliação médica antes do início de qualquer atividade física!
Treino 1
1ª Semana: faça caminhadas de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana (distribuídos pela semana, por ex: um dia sim, outro não).
2ª Semana:continue caminhando, mas intercale caminhadas diárias de 40 e 50 minutos.
3ª Semana:se você já se sentir adaptado ao exercício, volte para 30 minutos de caminhadas, intercalando 5 minutos andando e 2 minutos de corrida.
4ª Semana: mantenha o tempo total de 30 minutos de caminhadas, mas aumente o tempo das corridas. Você pode variar de 5 minutos de caminhada e 3 de corridas ou 5 minutos de caminhada e 4 de corrida.
Treino 2
1ª Semana: comece caminhando 5 minutos e correndo 5 minutos, intercalando os exercícios durante 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.
2ª Semana: mantenha o ritmo para que seu organismo de adapte ao exercício.
3ª Semana: se você já se sente confortável, aumente para 10 minutos de caminhada e 10 minutos de corrida, durante 30 minutos.
4ª Semana: você pode aumentar novamente o tempo de corrida, desde que se sinta seguro. A idéia é que o aumento seja progressivo, respeitando suas limitações, até que você consiga correr os 30 minutos.
Treino 3
1ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 9 minutos caminhando e 1 minuto correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 8 minutos caminhando e 2 minutos correndo.
Faça isso duas vezes
1ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 7 minutos caminhando e 3 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 6 minutos caminhando e 4 minutos correndo.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SAIBA MAIS SOBRE - O QUE É DROGA.


Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos. "Droga", em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo , há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, heroína etc.) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinônimo assim para entorpecentes.

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. Do ponto de vista jurídico, segundo prescreve o parágrafo único do art. 1.º da Lei n.º 11.343, de 23 de agosto de 2006 (Lei de Drogas): "Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União". Isto significa dizer que as normas penais que tratam do usuário, do dependente e do traficante são consideradas normas penais em branco. Atualmente, no Brasil, são consideradas drogas todos os produtos e substâncias listados na Portaria n.º SVS/MS 344/98. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa.


Tipos
Depressivas - aumentam a freqüência cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, catamina, cloreto de etila, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, maconha, haxixe, etc.
Psicodistropticas ou alucinógenarias – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, skunk, LSD, psilocibina, chá de cogumelo e DMT.
Psicotrópticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina, MDMA ou ecstasy, GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite), PRACEMPA etc.
Quanto à forma de produção do indivíduo no comportamento cerebral podendo atrapalhar o processamento ou não, classificam-se como:
Naturais
Semi-sintéticas
Sintéticas

Motivos associados ao uso

Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem:
* Recreação;
* Problemas pessoais e sociais;
* Influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas;
* Sensação imediata de prazer que produzem;
* A facilidade de acesso e obtenção;
* Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades;
Fuga;
* Estimular;
* Acalmar;
* Ficar acordado ou dormir profundamente;
* Emagrecer ou engordar;
* Esquecer ou memorizar;
* Fugir ou enfrentar;
* Inebriar;
* Inspirar;
* Fortalecer;
* Aliviar dores, tensões, angústias, depressões;
* Aguentar situações difíceis, privações e carências;
* Encontrar novas sensações, novas satisfações;
* Força do hábito;

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Droga











segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Saiba o que é ser um Cidadão Honorário.

Cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe da prefeitura de uma cidade ou governo de um estado.
O principado é constituído ou pelo povo ou pelos grandes, conforme uma ou outra destas partes tenha oportunidade: vendo os grandes não lhes ser possível resistir ao povo, começam a emprestar prestígio a um dentre eles e o fazem príncipe para poderem, sob sua sombra, dar expansão ao seu apetite; o povo, também, vendo não poder resistir aos poderosos, volta a estima a um cidadão e o faz príncipe para estar defendido com a autoridade do mesmo.
O que chega ao principado com a ajuda dos grandes se mantém com mais dificuldade daquele que ascende ao posto com o apoio do povo, pois se encontra príncipe com muitos ao redor a lhe parecerem seus iguais e, por isso, não pode nem governar nem manobrar como entender.

AMIGOS DO P.O

Quinta-feira, 30 de Julho de 2009

Domingo, 2 de agosto de 2009, a Equipe Amigos do P.O inicia o segundo semestre com o pé direito e o esquerdo também! Com um time em crescimento constante, vinte corredores estarão participando da IV corrida da Polícia Civil, no parque da cidade, às 9h. Serão 9 km! Que maravilha! Nossos agradecimentos ao Dr. Mauro Cézar, presidente do Sindicato de Delegados de Polícia do Distrito Federal - SINDEPO-DF, que viabilizou a participação de nossa Equipe na passagem natalícia deste Sindicato. Parabéns e sucesso ao jovem SINDEPO-DF! Fica aqui o convite para participarem deste blog! Sejam bem-vindos!Grande abraçoAmigos do P.O!

PALESTRA CONTRA AS DROGAS











Agende sua palestra "CONTRA AS DROGAS"
Contato: 81656481/ 32340575

RESPONSABILIDADE CRIMINAL

Você é a favor de baixar a menoridade para responder criminalmente?