quarta-feira, 31 de março de 2010

Exercícios físicos leves diminuem dores da fibromialgia

Doença semelhante ao reumatismo causa
dor nos músculos e nos ligamentos



Trocar o elevador por escadas e fazer pequenas caminhadas de meia hora por dia podem ser fundamentais para diminuir as dores causadas pela fibromialgia. Essa é a constatação de pesquisadores da Escola de Medicina Johns Hopkins, dos Estados Unidos.
A fibromialgia é uma forma de reumatismo associado à sensibilidade frente a um estímulo doloroso. As dores geralmente são sentidas no músculo, tendões e ligamentos.
A pesquisa mostrou que ao encorajar os pacientes que tem a doença a mudar seu estilo de vida pela maneira de exercitar-se, seja com uma pequena caminhada, o que os cientistas chamam de LPA (“Lifestyle Physical Activity, na sigla em inglês), podem reduzir as dores e as dificuldades nos movimentos causadas pela doença.
O grupo liderado pelo pesquisador Kevin Fontaine investigou os efeitos de 30 minutos de LPA por cinco a sete dias por semana nas dores e nas funções físicas de 84 pacientes com fibromialgia.
Segundo ele, a fibromialgia atinge 2% da população americana. O problema afeta cerca de oito vezes mais mulheres do que homens.
Embora os exercícios tenham se mostrado benéficos, os sintomas geralmente criam obstáculos que desanimam muitos a se exercitar constantemente para conseguir estes benefícios.
O LPA envolve exercícios de intensidade moderada feitos diariamente, como andar pelas escadas em vez de usar o elevador, fazer caminhada e jardinagem. No estudo, os participantes aprenderam exercícios mais intensos o suficiente para causar uma respiração pesada, mas não tanto a ponto de eles não conseguirem manter uma conversa. Durante as sessões, eles aprenderam a lidar com os sintomas, a monitorarem a si mesmos, e, por fim, aprenderam a ser mais ativos fisicamente.
No fim do estudo, os pacientes aumentaram em 54% o número de passos dados diariamente e os índices de dor caíram drasticamente, diz o pesquisador.
- Entre os sintomas comuns da fibromialgia, o corpo tem dores e fadiga, o que torna a realização de exercícios tradicionais difícil . Mas nos mostramos que o LPA pode ajudá-los a ser pelo menos mais ativos fisicamente e que isso ajuda a melhorar seus sintomas.

quinta-feira, 25 de março de 2010

DICAS DE SAÚDE

DOR MUSCULAR NEM SEMPRE É RUIM...

Qualquer pessoa que resolva fazer uma atividade física, seja ela qual for já sentiu e vai sentir sempre dor muscular especialmente os corredores que quando não a sentem até acham não estarem evoluindo ou não estão fazendo nada. São adeptos ao velho adágio popular “sem dor não há vitória” e não deixam, até certo ponto, de ter razão porque a dor nem sempre é ruim.

Podemos a grosso modo classificar as dores musculares em três níveis como se fosse uma Escala de Borg: Aquela dorzinha gostosa generalizada depois de uma corrida que não impede os movimentos, a que impede parcialmente perdendo flexibilidade e capacidade de gerar força mas ainda assim permite continuar andando e a aguda que nos deixa mancando e impedido de fazer o movimento normal.



A primeira geralmente não traz nenhuma conseqüência e não impede a continuidade do treinamento desde que seja leve no dia seguinte. A segunda, no dia seguinte é bom prestar bem atenção se ela melhorou, piorou ou permaneceu estável. Para essa dor pode ser necessário um descanso maior. Se você é daqueles que não deixam de treinar de jeito nenhum observe se a dor permanece. Se piorar logo nos primeiros quilômetros, por mais que lhe custe pare imediatamente. A terceira deve receber atenção diferenciada porque pode ser uma lesão leve e evoluir para grave se insistir em treinar por teimosia.

É preciso estar atento às formas de aliviar as dores. O famoso "gelol" e outros produtos similares são apenas um paliativo não atuando na causa. Se a atividade que gerou a dor foi bem planejada, uma atividade física mais leve no dia seguinte serve para ajudar o processo de adaptação muscular às novas exigências do treinamento. Porém, se as dores musculares forem muito intensas o gelo e repouso quase sempre são opções melhores. Qualquer exigência a mais da musculatura, os micro traumatismos das fibras musculares vêm acompanhados de derramamento de líquidos entre as fibras, até certo ponto uma reação normal de defesa do organismo. O gelo além de aliviar a dor, provoca uma diminuição na concentração desses líquidos num processo conhecido por vasoconstrição. Em competições feitas por baterias eliminatórias no mesmo dia, como por exemplo os 100 metros rasos, ou provas longas de revezamento como o recente Desafio Nike 600 km, após cada etapa os corredores mergulham as pernas em barril cheio de água gelada a fim de evitar dor muscular que possam prejudicar a bateria seguinte procedimento conhecido como crioterapia. Quem pode depois de um treino mais longo ou mais puxado deve mergulhar as pernas numa piscina com água fria ou quem treina na beira da praia deve aproveitar para ficar andando na beira do mar com água pela cintura ou mesmo nadar um pouco. Isso faz muito bem. Quem não tem nada disso e gosta de tomar banho quente deve fazer um sacrifício de, no final do banho ligar o chuveirinho e banhar as pernas com água fria. Quanto mais fria melhor. A pior atitude nesses casos é aplicar calor provocando uma vasodilatação aumentando a circulação de sangue e líquidos na região retardando a recuperação do tecido muscular. Outra grande aliada à recuperação muscular é a hidroginástica que traz ótimos resultados de relaxamento. Sobre isso a gente fala na próxima semana. Combinado?

FONTE: http://www.copacabanarunners.net/dor-muscular-tardia-1.html


PALESTRA MINISTRADA NA IGREJA MONTE SIÃO - TAGUATINGA NORTE












terça-feira, 23 de março de 2010

PALESTRAS MINISTRADAS NA CEILANDIA

segunda-feira, 22 de março de 2010

DICA LEGAL!

Segunda etapa de vacinação contra gripe pandêmica começa nesta segunda-feira, 22 de março.


CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS



Grupos Prioritários Data da vacinação

Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia 08/03 a 19/03

Indígenas , Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha) 22/03 a 02/04

Doentes crônicos (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal) 22/03 a 02/04

Crianças de seis meses a menores de dois anos 22/03 a 02/04

População de 20 a 29 anos 05/04 a 23/04


CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO

Pessoas com mais de 60 anos vacinam-se contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica 24/04 a 07/05

População de 30 a 39 anos 10/05 a 21/05

CLINICAS DE REABILITAÇÃO NO DF

# Equipe Interdisciplinar Completa Coordenada por Médicos Fisiatra. Todas as Áreas de Reabilitação


SGAS Qd 613 Cj E Sl 2A e 2B L2 Centro Hospitalar

Asa Sul - Brasília - DF

Tel: (61) 3445-3009
Fax: (61) 3245-4581
Cel: (61) 8117-0067


# Desafio dos Jovens de Brasília

CLN 407 Bloco D, s/n lj 60

Brasília - DF

Tel: (61) 3032-1830


# Servos-Recuperação de Dependentes Químicos

SRTVN Cj C, s/n bl A s 716

Asa Norte - Brasília - DF - CEP: 70719-900

Tel: (61) 3328-4006


# Centro de Ensino Reabilitação-CER

SGAS 909, s/n cj A lt 27/28

Brasília - DF - CEP: 70390-090

Tel: (61) 3242-8565

sexta-feira, 19 de março de 2010

REUNIÃO COM LAERTE BESSA E AMIGOS

quinta-feira, 18 de março de 2010

FOTOS PALESTRA - ESCOLA CLASSE 8 - TAGUATINGA

quarta-feira, 17 de março de 2010

DICAS MAURO CEZAR









ESPORTE CONTRA DEPRESSÃO

A prática de esportes é uma boa saída para quem sofre de depressão.
Modalidades de esporte a dois podem render ótimos resultados.
Primeiro, porque a companhia de um amigo pode ser um ótimo estímulo e segundo, porque a prática de esportes trás bons estímulos físicos e psicológicos.
Além disso, muitos anti-depressivos tem seus efeitos melhorados com a prática de atividades físicas.



Fonte: http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/esporte-contra-a-depressao.php

CONFIRA FOTOS DE UMA DE NOSSAS PALESTRAS

sexta-feira, 12 de março de 2010

Implantação da Lei Maria da Penha é mais difícil no meio rural, aponta Contag

Gilberto Costa

Repórter da Agência Brasil


A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) divulgou uma pesquisa inédita sobre a violência contra as mulheres no campo. De acordo com dados coletados durante a 4ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, realizada em novembro de 2008 em Luziânia (GO), município próximo a Brasília, 55% das mulheres já sofreram algum tipo de violência como agressão física, psicológica ou sexual.

A pesquisa foi feita com cerca de 530 mulheres que atuam no movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. De acordo com o estudo, 37,6% das mulheres foram ameaçadas de morte, 11,9% sofreram estupro marital e 4,3% foram mantidas em cárcere privado. Mais de 63% das agressões contra as mulheres foram cometidas pelos próprios maridos.


As formas de violência verificadas contra a mulher são passíveis de punição conforme estabelece a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.349, de agosto de 2006). No entanto, a lei criada para coibir a agressão doméstica e familiar contra as mulheres tem implementação mais difícil no meio rural, assinala Carmen Foro, Secretária das Mulheres da Contag.


Segundo ela, a implantação da lei é mais difícil na zona rural por causa do atendimento às mulheres. “Não é possível se efetivar na prática a lei quando não há informação suficiente, quando não tem serviço, quando não tem capacitação dos agentes para compreender melhor a efetivação das leis”, ressaltou salientando que o ambiente rural é mais conservador.


Ainda de acordo com a pesquisa da Contag, 81,5% das respondentes têm renda própria (a maioria até um salário mínimo) e 61,2% são chefes de família. Mais de um quarto das entrevistadas tem o ensino médio completo e 57,6% são casadas.


As mulheres se queixaram inclusive de violência ocorrida no interior do movimento social: 49% declararam “ter conhecimento de casos de violência no movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”; 33,3% declararam “ter sofrido violência em eventos e atividades do movimento”, tais como cantadas e piadas ofensivas, humilhação e até violência sexual; 22,7% afirmaram que “já ocorreram casos de violência no seu sindicato”.


Segundo as entrevistadas, a principal forma de reação foi enfrentar o agressor (38,2%) e fazer denúncia (22,2%). Mais de um quarto das entrevistadas, porém, admitiu ter ficado calada. Em caso de denúncia, 22,8% das mulheres reclamam que nenhuma providência foi tomada. Setenta por cento das mulheres recomendam que o movimento divulgue a Lei Maria da Penha.


A Secretária das Mulheres da Contag, Carmen Foro, disse que em casos de agressão as vítimas devem fazer denúncias à polícia e ao movimento, e buscar apoio em redes pessoais de solidariedade. A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) mantém o Disque 180 para a Central de Atendimento à Mulher.



Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 8 de março de 2010

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Mulher...




Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis

Que divide sua alma em duas

Para carregar tamanha sensibilidade e força

Que ganha o mundo com sua coragem

Que traz paixão no olhar

Mulher,

Que luta pelos seus ideais,

Que dá a vida pela sua família

Mulher

Que ama incondicionalmente

Que se arruma, se perfuma

Que vence o cansaço

Mulher,

Que chora e que ri

Mulher que sonha...



Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,

Cheias de mistérios e encanto!

Mulheres que deveriam ser lembradas,

amadas, admiradas todos os dias...



Para você, Mulher tão especial...


 
Feliz Dia Internacional da Mulher!

quarta-feira, 3 de março de 2010

CONFIRA MINHA AGENDA DO MÊS DE MARÇO

* 04/03 -> PALESTRA VIOLÊNCIA E DROGAS - C.E.Fundamental
DF 180 Km 07, Estrada Brazlândia
Horário: 16h00


* 05/03 -> PALESTRA VIOLÊNCIA E DROGAS - Ceilândia
Horário: 9h30


* 05/03 -> PALESTRA VIOLÊNCIA E DROGAS - Brazlândia
Q1, Lt 34 - St. Norte - em frente ao Santuário Menino Jesus
Horário: 20h00


* 11/03 -> PALESTRA MARIA DA PENHA - Taguatinga
QNG - Escola (para as mães dos alunos)
Horário: 10h00 e às 14h00


* 16/03 -> PALESTRA VIOLÊNCIA E DROGAS
Escola Classe 39, CNC 15 A/E
Horário: 10h00


* 17/03 -> PALESTRA DROGAS E VIOLÊNCIA - Taguatinga
Centro Esportivo do Brasil Central
Horário: 9h00


* 27/03 -> PALESTRA VIOLÊNCIA E DROGAS
EQNM 2/4 A/E Igreja Evangélica próxima 15ª DP
Horário: 19h00



SE VOCÊ QUISER ME ACOMPANHAR, LIGUE PARA 81656481 / 32340575

segunda-feira, 1 de março de 2010

OLÁ AMIGOS (AS), VENHA PARTICIPAR COMIGO DA 4ª CORRIDA DO GRAN CURSOS

ESPORTE É SAÚDE!!



http://www.corredorderua.com.br/